domingo, 1 de novembro de 2009

Street Art GTA IV

Em Liberty City é possivel encontrar inúmeras manifestações urbanas sejam elas Graffitis, Tags, Stencils ou Stickers e algumas delas possuem referências ao mundo real e outras são Easter Eggs como já mostrado aqui onde alguns personagens do GTA3 aparecem graffitados.

Não é a primeira vez que a Rockstar Games aborda o mundo da Arte Urbana e desde GTA3 inclui em suas cidades este tipo de manifestação e em San Andreas chegou ao seu ápice ao homenagear o artista Obey e a colocar como um dos Mini-Games a tarefa de Graffitar a cidade de Los Santos.

Um dos Easter Eggs envolve os Graffitis do GTA IV que a exemplo do que aconteceu em San Andreas no Cemitério alguns Graffitis de Liberty City só podem ser visto à noite e nem mesmo nos Arquivos do jogo podem ser encontrados.

Jogadores postaram no GTA Forum estas imagens de uma Ponte em Algonquin que da entrada para um Beco onde "Graffitis Sinistros" aparecem à noite, a discussão você confere aqui.

Entre os Graffitis que só se vê à noite e em certos pontos da cidades está este da imagem acima onde um Homem de Turbante toca uma flauta para movimentar uma Serpente, o popular Encantador de Serpentes.

Outros destes Graffitis Secretos é o do Ceifador tambem conhecido como Morte que de posse de sua Foice ostenta um enorme Relógio em seu peito fazendo alusão aos Rappers dos Anos 80.

Outro Graffiti é o de um Alienígena Fêmea com a Cabeça em um Capacete Transparente e que possui Seios Enormes.

Há tambem um Graffiti da Liberty City do GTA 3 onde três Homens Negros com Black Power e que era encontrado perto de uma Quadra de Basquete.

Stencil de um Homem acendendo um Cigarro com um Maçarico similar a uma Artwork do GTA San Andreas e somente encontrado à noite.


Abaixo estão todas as texturas das Street Arts de Liberty City que foram encontradas nos Arquivos do GTA IV com o Spark.

Um dos Graffitis encontrados em Liberty City que possui referências ao mundo real é o do artista Indie que é um Graffiteiro de Nova York.

Em seu Blog o Indie cita que seus Graffitis foram incluidos no GTA IV assim como os do artista Cope. Clique aqui para ver esta postagem no Blog do Indie.

Graffiti do Cope que é parceiro do Indie.
Nem todos os Graffitis de Liberty City possuem referências ao mundo real ou talvez seus artistas não tenham um site como é o caso do Gobo.

Graffiti do Gobo o mesmo da imagem acima porem sem cores.

Graffiti escrito Vert. e há tambem a frase Better Than Metal... ou seja: Melhor do que Metal... e ao lado é possivel ver escrito HUB Team que poderia ser a gangue do artista.

Graffiti "Bomber" escrito Wana.

Graffiti do Toth1 encontrado em Liberty City.

Graffiti do Toth1 recolhido das texturas do GTA IV com o Spark.

O mesmo Graffiti do Toth1 porem com um aspecto gasto e com a Tag do Endo em cima dele.

Em algumas roupas usadas pelos pedestres de Liberty City tambem é possivel encontrar Graffitis nelas como é o caso desta:

Graffiti da loja ChopShop em uma de suas Jaquetas.


Graffiti em 3D dificil de decifrar que palavra ou nome há escrito nele. Ainda há uma frase à direita mas a imagem possui uma resolução pequena e a frase não pode ser lida.

Outro Graffit em 3D onde não é possivel saber o que há escrito. No fundo há um Stencil da cidade de Liberty City.

Graffit escrito 4Play e um Stencil de um Boné no canto superior direito.

Em uma Boina usada pelos pedestres tambem é possivel encontrar um Graffiti.

No Zoom é possivel ler PETN que pode ser alguma sigla.

Em uma calça usada pelos pedestres é encontrado um Graffiti, junto a esta textura é possivel encontrar tambem o Tênis da Rockstar Games que foi mostrado aqui como um dos Easter Eggs do GTA IV.

O Graffiti esta ilegível e poucas letras podem ser entendidas como as letras P e S no final da frase.


Em outra Jaqueta é possivel encontrar dois Graffitis, um deles é do Indie e o outro está escrito Panic.

Na ampliação o graffiti Panic mostrado em detalhes.

Na imagem um graffiti do Gobo e as Tags do Renda! e Nurb1 invertida pois esta é uma textura de um vidro.

Na imagem um outro Graffiti do Gobo com cores diferentes e a Tag do Ant e abaixo a Tag da Rockstar Crew.

Zoom mostrando a tag da Rockstar Crew (Equipe de Desenvolvedores da Rockstar Games) que aparece em meio a varios graffitis em Liberty City.

Não é a primeira vez que um Graffiti da Rockstar Games aparece nos jogos em Max Payne já era possivel encontrar um Graffiti da equipe junto a um agradecimento.

Graffiti escrito IO e Tags do 3POD que pode ser uma Gangue, Nurb1, Mesm e Ant.



Graffiti do Bakd em uma porta de metal alem de um desenho de um carro com o capô aberto e quebrado e Tag do Burner, Nurb e um Boneco Palito.

Graffiti escrito José e um Homem de cavanhaque (possivelmente um Latino Americano) com a cidade de Liberty City graffitada ao fundo.

Graffiti do Vert com algumas Tags em volta alem do graffiti do Aple do lado esquerdo. Tags de Klip, Smer, Syso e um Stencil de um Parafuso.

Graffiti em 3D ao fundo que foi sobreposto pelo do Bakd e do Flip1 que foram sobrepostos por um Stencil do Suspect e tambem do Striptease, alem de um Tag do Ant.

O artista Flip1 possui um site que pode ser conferido clicando aqui para ver mais de seus trabalhos.

Graffiti do Bibi que foi atropelado pelo do Cipher que por sua vez perdeu espaço para os Graffitis do Gobo e Flip1 alem do Stencil da Striper e do Boneco Palito.

Um Graffiti 3D que tambem foi sobreposto pelo Bakd e pelo King que por sua vez foram atropelados pelo Stencil Suspect, Ao lado uma Tag do 3POD.

Nesta imagem uma sucessão de Graffits um atropelado pelo outro, primeiro o do Bakd e Flip1, depois o Gobo, que foi sobreposto pelo King que perdeu espaço para o Stencil Suspect e para o Boneco Palito e ainda a Tag do Ant em cima do Suspect e no canto o 3POD.

Graffiti do Indie seguido de três graffitis diferentes do Cope em cores e estilos diferentes.

Dois graffitis do Cope intercalados pelo do Indie com a Tag do King e Indie no primeiro do Cope mostrando a parceria entre os artistas.

Graffitis do Toth1, Vice e Squad e Tags do Endo, Rocka3, Ant e da Rockstar North. O Graffiti do Vice já foi mostrado aqui como um Easter Egg do jogo.

Dois graffitis do Indie, um do Cope e Tag do Axis e outras ilegíveis.

Emaranhado de Graffitis sobrepostos por Tags nenhum nome legível.


Esta imagem foi mostrada aqui como um Easter Egg por ter referências a Claude do GTA 3 e Tommy de Vice City.

Há graffitis de HGIO, Pleyr, Pouric e outros dois ilegíveis alem de um desenho de um Polvo e de Pilulas e Capsulas provavelmente de Meta-Anfetamina, frases de odio e revolta coisas tipicas escritas por viciados em, drogas que moram nas ruas os chamados "Junkies".

Inúmeros Graffitis ilegíveis alem de um desenho de um rosto e nomes de Whybey, Karina, Mia, Caroline e Mike alem de ter escrito The Boldorfions e uma Tag da Rockstar Crew.

No Zoom a assinatura da Rockstar Crew diferente da mostrada aqui.

A mesma textura vista acima só que com os Graffitis em evidência.

Graffiti do Indie em meio a outros ilegíveis alem de um Stencil do Caminhão Basculante e um Boneco Be Nice alem da assinatura da Rockstar Crew.

Graffiti do Nurb em meio a muitos graffitis apagados e desgastados e um Stencil da Granada.

Graffiti do Cope ao lado de outros desgastados e um Boneco do Endo segurando uma Lata de Spray alem dos Stencils do Caminhão Basculante e da Granada.

Emaranhado de Graffitis e Tags desgastados e ilegíveis.

Graffitis que ficam na Rampa de Skate da Cidade em cima Stencils da Cidade de Liberty City, uma Mascara de Gas, um Inseto e um Machado, alem de algumas Tags e alguns graffitis ilegíveis onde se pode saber apenas que um deles é do Endo.

Graffitis encontrados no Metro de Liberty City feitos em 3D e ilegíveis.

Graffitis que se encontra no Metro feitos em 3D e que não se consegue saber os nomes.


Tag escrito Hip Hop alem de Graffitis do Atomic e Endo.

Graffiti do Endo alem de outros ilegíveis.

Emaranhado de Tags onde só se pode ler a do Endo. O artista Endo possui uma Site e seus trabalhos podem ser conferidos clicando aqui.


Graffitis ilegíveis que podem ser encontrados nas texturas dos Furgões de Liberty City.

A maioria dos Graffitis e Tags encontradas nos veiculos não pode ser lida.





Tag do Slider.

Lista do Mc Bradders onde aparecem os nomes Panda!, Gogo Shark, Xanda Twin, Panda Twist e Xspaniard.


Tags do Mesm, Renda!, Burner, Ant, Rocka3 e graffiti do Nurb.



Tags do Cubtcb, Axis e outras ilegíveis.

Tag ilegíveis e a frase Turn Back Now (Volte Agora) alem de um Stencil da Granada.

Tags do Axis e C2Rock 789 alem de um Stencil Granada e um Boneco Palito.


Algumas Tags ilegíveis alem da CTwo e Stencil da Granada e Klip.

Tags de Chief Two 789, Acme, Ctwo e outras ilegíveis.

As Tags na imagem acima parecem ser dos Produtores envolvidos na criação do GTA IV e que são da equipe da Rockstar North.

No canto superior a esquerda é possível ler Rockstar North alem dos nomes Onevia, Kerso, PouOne, Roksvar, Skore, Crew One, Kerso 2005, Syso, Sker, e Endo.


Em ampliação a Tag da Rockstar North.


Stencil de um Fuzil alem de dois modelos de Boneco Palito feitos com Lata de Spray.

Tags de Smer, Onevia, PouOne, Roksvar, Sider, Ant e Mesm, alem de um Stencil Granada e Fuzil e Stickers da E-Cola, Nogo, Patriot Beer, A.M. e Clukin Bell .


Emaranhado de Tags ilegíveis.

Tags ilegiveis onde só se pode ler a palavra Boys.

Tags apagadas e desgastadas onde nada se pode ler.

Tags desfocadas e apagadas ilegiveis.

Desenho de uma Caveira fumando Crack alem de Pilulas, Capsulas e uma Seringa e frases de odio e coisas desconexas, este tipo de graffiti é feito por usuários de Crack moradores de Rua.
Tag da Rockstar Crew e Killaz (giria para assassinos) alem das frases: Jaz got a big fat head coz he suck to much cock (Jaz tem um cabeção porque chupa muito pinto) e Ginuz Mutha Fuckin Puta (Ginuz Filho da Puta, Desgraçado) que é uma mistura de Espanhol com Ingles falado pelos Latinos do Brooklin em Nova York.

Quase as mesmas frases e Tags da imagem acima com o acrescimo do Graffiti de uma Arma escrito Bang e a frase: We is goin 2 fuck you up (Nós estamos indo te foder).

Frase escrita Welcome to Hell (Ben-Vindo ao Inferno) e We is goin 2 fuck you up (Nós estamos indo te foder) alem do Graffiti da Arma Bang.


Tags e frases já mostrados como Easter Egg aqui alem de muita coisa ilegivel provavelmente escrita por usuarios de drogas.

Tag do 14 Island, Baby Gangsta, Sweet e Ant1.


Tags do Burner e Krymey e Graffiti do Nurb.

Tags ilegiveis em uma parede de tijolos.

Graffiti do Nurb e tags do Krymey e Mesm alem de um Boneco Palito e outros Graffitis apagados.

Graffit apagado em meio a inumeras Tags como Poster, Vinc, Crame e Rockstar Crew alem do Boneco Be Nice e Stencils da Klip, Caminhão Basculante e Granada.

Tags do Slider, Renda!, Burner e Ant e o Stencil da Suspect.


Stencil Criminal com um Homem empunhando uma arma.

Stencil do Caminhão Basculante.

Stencil de duas Stripers uma em pé e outra segurando cordas amarradas a seus pés.

Stencil da Striper visto no jogo.

Stickers e Stencils referentes a Skate e uma rara Tag da Sprunk, marca de refrigerantes.

Stencils da EZ, Suspect, Klip e Criminal.


Stickers da Honkers e de outras Casas Noturnas de Liberty City.

Em evidência é possivel ver que um dos Stickers é o desenho de um Pênis escondido em meio aos muitos de Casas de Striptease.

Stickers de algumas Posters de Filmes e do Burger Shot.

Sticker do PS&Q's, do Show do Leckie e do Liberty Tree.

Stickers de Casas de Shows, Aulas e Cursos e um Anuncio de Cachorro perdido.

Graffiti do Nurb e do King e Tag do Mesm e do Boneco Be Nice.

21 comentários:

Andre Fuerte disse...

ler tudo isso vai ser foda!!!

Luiz Afonso disse...

Porra, todo esforço do cara e tu vem ainda chingar...

Parabens pelo post

Coscos disse...

Parabéns cara, muito bom, agora o problema é ler tudo isso! xD

Júlio Cézar disse...

Deu trabalho hein Question...


Muito bom...depois eu irei ler

Luizão disse...

Bom ler uma coisnha leva 3 segundos.Ler um pequeno Post leva 3 minutos.E isso?? 1 hora :b

Diversão, Manhas e Cia. disse...

muito bom, o problema é ler tudo .-.

Mister Busta disse...

quando Question faz uma postagem, tem que ser completa!, sempre ocupando quase toda página heim?

LuizLSNeto disse...

Cara, ISSO QUE É POST!

Podia ser metade disso, mas pouco texto, claro e objetivo, com muitas imagens, é o ideal para um blog como esse.

Zoio - The Green Eye disse...

Mto bom

Só queria saber onde fica a pixação do ceifador, ja q vc colocou o logo da Blogstar Games bem em cima do radar, acabando com qualquer chance de eu achar onde fica no mapa :X

Cris_GTA_Poster disse...

Kara muito bom o post, acredita q eu li tudo, vendo todas as pixaçoes e etc. Encontrei algumas no jogo e demorei alguns minutos pra le ele!

Question Your Truths disse...

são 94 imagens e o texto ta espalhado mas se tirar as imgs nem passa de 20 linhas de texto

Zoio se clicar no link q deixei pro GTA Forum vai ver a explicação completa de onde achar os graffitis e vera tb as imgs sem o logotipo alem de um video explicativo

e mesmo que dê preguiça ler ou ver tudo vale a pena pra quem gosta de graffiti e tals, eu gosto e só fiz tudo isso pq curto mesmo, a ultima vez q fiz um post tao grande foi o das placas dos carros do SA,os Tutoriais SE e Cleo/SAcid

Suwu disse...

que seca caraioo

Caique disse...

Muito bom cara! Fiz um esforço e li tudo! parabens!

luiz guilherme disse...

guiness book o.O
ficou bom 8D

ToIn disse...

tem postagem maior?

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns ao blog!

Gustavo Afonso disse...

Um post desse tamanho pra mostrar merda feita na parede ( a maioria)

ADFENO disse...

Ei... Achei uma outra referencia ao GTA Chinatown Wars... Ela fica na primeira cidade. procure por um bairro chamado Cervaza Heights (Em ingles) ou Cierros De La Cervaza (Em espanhol), logo procure por duas delegacias de policia, uma na frente da outra, note que uma delas possui um lado de sua construção arredondado e logo a frente do mesmo há uma escada, para ter melhor referencia, siga até a ponta dessa escada e depois siga para a calçada a direita da mesma até encontrar um beco, entre nele e siga até encontar a casa do Huang Lee (Só que mais evoluida)

Francisco disse...

lEGAL, MAIS NINGUÉM VAI LER TODA ESSA MERDA.

Unknown disse...

Indie é mulher de Cope2. Ótima noticia e parabéns pelo blog! =D

Unknown disse...

Ótimo post mano!!! eu sou grafiteiro e pichador, e esse lado do GTA iv é bem realista, os cara atravessa msm, tem uma certa disputa. genial! vlw pelo post mano!