sábado, 19 de novembro de 2011

GTA V - Por que será que eu (ainda) não acredito?

"O conteúdo deste texto trata-se de uma opinião e não deve ser julgado ao extremo. Peço comentários concretos sobre essa crítica, grato..."
-

GTA V ganhou um trailer e isso, sem dúvida, agradou a todos os fãs da série. A própria Rockstar já tinha afirmado que GTA V será o maior projeto deles.

• Mas vamos tentar passar de lado pelo hype ocasionalmente feito pelo título do jogo e tentar refletir sobre o que esse GTA teria de novo, e a que destino a série está se deixando levar...



> Mais do que gráficos... ou ragdolls:

• O primeiro jogo da série havia sido lançado originalmente para PC, PS1 e Dreamcast. Em relação a outros títulos, era um jogo bem pesado. Levando para o console da Sony, o seu futuro rival Driver estava lá: firme, forte... e em 3D.
• Mas Driver não cnseguiu ofuscar o brilho da série. Quer dizer, mesmo se tratando de um jogo com visão top-down, com gráficos que aparentemente fariam qualquer produtor "rir", e objetivos que ainda não podiam ser mostrados com tanta complexidade quanto ao seu rival, ele conseguiu fazer tamanho sucesso.

• O que estou tentando dizer é que a série GTA nunca dependeu de capacidades gráficas. Isso pode tanto ser demonstrado com o título original como o próprio GTAIII (que ainda nem chegava a demonstrar toda a capacidade do PS2 e ainda especulava-se sobre sua versão para o Dreamcast). A falta de polígonos para as estruturas era compensada com o grande trabalho dos designers e um imenso leque de possibilidades. Curiosamente, o futuro-antecessor do novo título (GTA IV) é considerado o mais limitado da série. Se o ponto forte do título sempre foi a sua diversidade, como ele foi tão bem considerado? Gráficos, hype, física?


> Falando em GTA IV... ele conseguiria ser melhor?

GTA IV foi um dos pouquíssimos jogos já vistos que conseguiram receber uma nota máxima (10/10) da maioria dos sites, enquanto jogos como Uncharted 2 e Battlefield 3 travam em um 9 e alguns milésimos que o impedem de conseguir o limite da avaliação. Em consideração ao último parágrafo, vamos focar em uma parte "teórica" da coisa (em que GTA IV ganhou 10 por razões dos próprios reviews, excluindo opiniões gerais do título).

• Certo, dificilmente GTA V conseguiria uma outra nota máxima, mas isso, teoricamente pelas avaliações, seria um jogo muito bom, mas que não conseguiu superar ou inovar mais que seu antecessor. Não que não possa ser igual a GTA: Vice City - que foi basicamente o motor de GTAIII melhorado, mas Vice City inovou para a série, ele trouxe dinamismo e ambiente ao jogo, isso foi mais tarde seguido por todos os outros títulos da franquia. Quanto a GTA V, o que ele poderia trazer de novo?

> De volta à San Andreas... de volta ao exagero:

• A franquia GTA sempre teve pequenos detalhes que o faziam ser muito dinâmicos e vivos em comparação a outros jogos. Seja o som dos carros e das pessoas, seja cada simples elemento de um ambiente urbano, seja pela grande diversidade de missões e elementos secundários para prolongar a vida do game.

• No entanto, algumas coisas podem ser feitas para detalhar mais esses elementos, mas são completamente inúteis. GTA: San Andreas, por exemplo, foi um jogo fantástico, teve conteúdo... demais. O título se fez tão recheado de coisas a ponto de sofrer problemas com o próprio mérito (como o tamanho do jogo e bugs frequentes). GTA IV tem em si um ambiente mais organizado, mas alguns conteúdos são simplesmente descartáveis. Vamos lá: Quem aí comprou uma cópia - ou fez download do jogo para parar e assistir TV? Ou então recebeu um convite no meio do jogo para jogar dardos e precisava andar 1km para chegar ao ÚNICO bar da cidade que tinha o infame alvo? Não que não possamos deixá-los de lado caso não venhamos a gostar, mas coisas como essa poderiam ser retiradas em prol de objetivos melhores (quem não se decepcionou com a retirada das sub-missões?).


• Agora, partindo para GTA V: GTA IV foi dito como muito limitado em termos de objetivos secundários, então talvez possamos ter o retorno de muitos elementos que nos faziam continuar jogando os antigos jogos da série, considerando que a Rockstar tenha aprendido os "erros" do jogo passado. Mas podemos realmente esperar por algum conteúdo relacionado ao jogo, que possamos jogar e não parar para assistir ou sair do que o jogo realmente tem a oferecer? Se GTA IV servir de exemplo, talvez não.

> Alô? Estão nos ouvindo?!

• Seja qual for o título, as produtoras sempre terão que estar prontas para atender os fãs. No entanto, elas precisam, acima de tudo, continuar atraindo novos jogadores. Isso gera aquelas famosas brigas com versões mais novas de títulos ("o 1 é melhor que o 2", "a jogabilidade piorou", etc.) Eu posso garantir que a Rockstar nos vêem, e nos escutam. Digo isso porque, mesmo com as mesmas brigas relacionadas aos outros jogos, todos (ou pelo menos a grande maioria) os títulos da série conseguiram agradar todos os jogadores, independente de serem "novatos" ou não.

• No entanto: Veja as modificações de GTA, onde esteve a Rockstar quando poderia auxiliar a comunidade Mod com MOD Tools ou algo do tipo? Ou mesmo gratificar projetos como o Sanny Builder ou a equipe do Multi Theft Auto? Onde esteve a Rockstar quando pedíamos referências ou elementos dos jogos mais antigos? Ou talvez quando gostaríamos dos antigos títulos para consoles mais novos (como GTAIII na sessão "PS2 Classics", por exemplo)?

• Sim, eu estou exigindo demais e sei que não poderia pedir 1001 coisas de uma vez só. Mas são elementos como esses que fariam mostrar que a Rockstar realmente vê seus jogadores, vê que pedimos alguma coisa a mais. Isso não deve ser levado como um xingamento a eles, isso serve apenas como um mero "desabafo". Eu apenas gostaria de ver, pela primeira vez, um título em que mostrasse explicitamente algum elemento que foi pedido/mostrado pelos fãs.

> Considerações finais...

Acredito fortemente que GTA V será um ótimo título, e que a Rockstar, como sempre, irá se esforçar ao máximo para que esse jogo agrade a todos os fãs e nos faça ver um jogo que consiga ser totalmente superior a era GTAIII. Não deixo de dizer que, assim como muitos, pensarão fortemente em comprar o título e jogá-lo para desfrutar de mais uma nova aventura e talvez do retorno do mapa que demarcou o apogeu da série.

• No entanto, se eu tiver que esperar por um mero clone de GTA IV, em um mar de gráficos bonitos em uma cidade de fachada, admito que: ainda acompanharia a série, mas GTA V poderia não ser o meu jogo mais jogado, como foram os outros games da série. Espero que a Rockstar consiga inovar ao máximo, mas que nos façam esquecer os gráficos, esquecer os trailers do jogo (como GTA IV: acreditem, existem mais comentários sobre o trailer do que do próprio jogo em si), e nos fazer enxergar o ponto divertido da série. Encerro minha opinião aqui.

-
"Deixando claro mais uma vez que meu objetivo não foi ridicularizar GTA V ou algo do tipo. Sempre pensei que, quando um novo jogo geralmente é anunciado, somos muito iludidos pelo hype que o anúncio ocasionalmente irá causar, e quis comentar sobre o assunto. Apenas isso."

10 comentários:

MJuliano119 disse...

Concordo com você!

O GTA IV foi muito limitado. A graça do GTA está no exagero.

Antes de GTA III, VC e SA, a série não era muito conhecida.

SA, com seu exagero, tornou-se um dos jogos mais conhecidos da história.

GTA III, VC e SA são os melhores GTAs com certeza

Denderotto disse...

Espero que pelo menos metade das possibilidades do SA voltem no GTA V, ai sim será um jogo épico!

Tails330 disse...

o GTA V vai ser a Engine do SA,Porem com a RAGE,vão misturar as Duas,pois conseguimos ver que sera Possivel Utilizar Aviões,Concerteza vai Trazer Muitas Coisas do SA,e como Sam Disse,'' GTA V Ira levar os Consoles ao Limite'',ou seja,não vai ser so Graficos,vcs Podem acha rque eu estou exagerando,mais Possivelmete tera uns 300 Veiculos Diferentes,Desde Karts até Aviões como o AT-400,e a outra Possibilidade dos personagens da Era III Voltarem,vai ser,sem Duvidas,o Melhor GTA,na minha opnião

Júlio Cézar disse...

Verdade Rafael, concordo contigo... geralmente esperamos tantas coisas... e os rumores ainda fazem a gente viajar... e no final é 50% daquilo e talz...

Eduardo [FH] disse...

Eu estou muito satisfeito com o GTA IV.Gosto muito de variedades sim,mas para mim GTA IV é otimo do jeito que esta.

Foi o que eu mais goste da Serie inteira,logo em seguida GTA Vice City.

Apesar dos 2 não serem igual GTA San Andreas em questão de variedades,eu não me importo e nem me importei,curti o jogo daquele jeito mesmo,não vejo necessidades de algo a mais.

Mas muita gente reclamou da falta de liberdade de GTA IV.
Pode ser que GTA V volte a ser como San Andreas,com bastante liberdade ao jogador.

Eduardo [FH] disse...

E parabens Rafael,otimo texto.

Rodrigo Rodfer disse...

vc nao disse nada erado concordo com a sua ideia , alias vc teve coregem de dizer isso o que e louvavel

Tails330 disse...

Realmente,Falo utudo o que Tinha para falar

David Duraes disse...

Cara, uma coisa é provavelmente vai se passar em los santos e vai ser muito real , agora com a presença de caes no jogo, concerteza vai ser um jogo irado

Tails330 disse...

Falando em Animais,me Lembrou o Bug dos Peixes Voadores do SA XD,Mais o GTA 5 promete mesmo