terça-feira, 22 de novembro de 2011

#Especial - Um post de colecionador

Olá, leitores!
Aqui vai uma postagem especial de um pequeno colecionador...
-

Sendo ou não fanático pela série, você ainda conhece dois ou mais títulos da grande franquia Grand Theft Auto. Considerando todos os jogos, eles já foram portados para: PC, Dreamcast, PS1, PS2, PS3, GBA, NDS, PSP, Xbox e Xbox 360.

Suponho que você tenha jogado um pouco no PS2 (para quem teve), ou então passou a conhecer melhor o jogo no PC, em um GTA "piratão" com uma ou outra modificação. Pela pirataria extensa no PS2, acredito que poucos realmente tiveram a oportunidade de ainda encontrar esses títulos a venda em meio de tantos camelôs por aí.

Bem, eu tive a oportunidade de encontrar, comprar e mostrar todos os títulos da série aqui (e a respeito de GTA1/GTA2: Eu nunca tive um PS1 e só conheci Driver 2 num emulador). Todos eles são originais e comprados a um preço bem acessível. Vamos começar com GTA3(PS2):


Ok, colocando este DVD aqui, a lista já não fica "totalmente" original. Mas senti respeito ao tirar uma foto dele, porque foi o meu primeiro jogo de PS2. Capa ruim, sem manual (típico de jogos piratas), nunca roda de primeira...

Bem, eu tentei procurar o jogo original, mas infelizmente não encontrei em lugar algum. Se o tivesse, teria completado a coleção da era GTAIII:


Passando o mérito deste grande título, chegamos no primeiro título original, também é meu jogo favorito: GTA: Vice City(PS2/PC):


Como se pode ver acima, eu tenho a versão de PS2 e de computador. A versão de PC sempre passou por mim várias vezes quando eu ia a algumas lojas (e era com a capa grande ainda). Infelizmente, pela minha falta de tempo e seguindo o ditado de "quem pensa demais", eu só pude finalmente comprar o original anos depois.


Pelo tamanho da capa dos dois, vamos perceber uma diferença bem visível no tamanho do manual e do mapa do jogo. Nesse caso, eu prefiro a versão de PS2, porque é maior e bem mais legível.

Segue uma foto do mapa. Eu achei ele bem pequeno, mas ainda sim legal:


Uma rápida olhada no manual:


No entanto, em termos de jogatina, eu prefiro a versão PC, porque foi justamente nele que passei a jogá-lo pela primeira vez, bem como me interessar a conhecer os outros títulos da série - e consequentemente gostar de videogames.

Eu havia perdido minha lendária cópia pirata de uns 5 anos atrás (assim como o GTA3, merecia seu espaço), mas que o original guarde suas lembranças. GTA: Vice City de PC vem em 2 CDs (ele foi lançado em 2002/2003, tempo dos clássicos jogos PC CD-ROM. Como é bem chato ficar colocando/retirando o CD para jogar e quero mantê-los seguros, eu prefiro usar o crack do jogo:


A seguir, GTA: San Andreas(PS2/PC):


Com San Andreas a coisa já é meio diferente: Eu joguei na primeira vez no console, então não me importo muito de usar MODs na versão de computador. Aliás, eu tive um grande azar quando fui comprá-lo, porque a versão de PC não veio com mapa/manual e não dava para devolver.

Apesar disso, gosto de ambas as versões. A versão de PS2 quase sumiu das prateleiras, eu consegui raptar essa cópia "Greatest Hits", e depois nunca mais o vi em nenhuma loja. A atwork dos dois jogos são diferentes.

Diferente de Vice City, GTA SA vem em 1 simples DVD, pois até então os jogos já estavam aderindo à nova mídia, ele é PC DVD-ROM:



O manual do jogo é lotado de propagandas e outras possíveis curiosidades:


O mapa do jogo é incrivemente grande, e muito bom. Mostra todas as localizações, bem organizado, enfim. Mesmo sendo tão agradável, ainda não é o meu favorito:


Vamos seguir em frente e economizando algumas imagens para mostrar GTA: Liberty City Stories(PS2) e GTA: Vice City Stories(PS2):


Eu já havia zerado GTA LCS bem antes de ter conseguido comprar o original, então eu não jogo muito. GTA VCS é, infelizmente, um título obscurecido por ter se limitado ao PS2 e ao PSP, mas é um jogo muito divertido, destaque para as sub-missões.

Eis os manuais:


Entre eles, eu prefiro o manual do GTA LCS, pois é mais limpo em comparação com os outros (formato de jornal) e tem umas notícias fictícias bem legais. Esta, por exemplo, explica porque não vemos motos em GTA3 (não reclamem - apenas pensem nas crianças):


O mapa do VCS é praticamente o mesmo do VC, então foi melhor apenas mostrar o do LCS (acredito que o mapa de GTA3 seja o mesmo, também):


DVD do GTA LCS:


DVD do GTA VCS:


Agora vamos a GTA IV(PS3) junto com suas duas expansões: GTA: Episodes From Liberty City(PS3):


GTA IV foi o meu primeiro título do PS3. Com o passar do tempo, eu fui vendo outros jogos, então ele andou pegando um pouco de poeira na estante. Essa cópia foi importada da NC games (a que vem com um chaveiro), por isso a capa é traduzida.

Eu poderia mostrar o manual, mas não o achei muito interessante. O mapa é o maior de todos, mas não quis mostrar porque, sempre que eu tiro ele para ver, leva um bom tempo para aprender a dobrar de volta sem amassar nada. Bem, apenas uma foto:


Agora chegamos ao último título... as duas expansões em disco:


O manual é bem detalhado e cheio de efeitos, e tiro o chapéu para o mapa. É muito mais limpo que o do GTA IV e mais fácil de dobrar. Sem dúvida, é o meu pôster favorito:


Antes de tudo: minha intenção NÃO é se gabar/se exibir, apenas achei que fosse interessante mostrar um pouco de uma coleção com os títulos originais.

Eu não tenho todos eles: Alguns porque não preciso (porque eu compraria GTA1? Tem de graça no site da Rockstar), outros porque o tempo levou todas as cópias das lojas (se alguém souber onde encontro o GTA3 de PC, agradeço), ou então porque não tenho tantas condições de sair comprando jogos assim (eu bem que queria estar jogando MW3, mas sem dinheiro para comprar...). Mas amei todos os títulos da série, e foi um interesse grande em poder ler os manuais e guardá-los na estante.

Assim como grandes clássicos do MS-DOS, um dia eles podem ser bem difíceis de se achar para download mais adiante. Então eu prefiro manter uma parte original em prol de preservá-los por um bom tempo. Espero que tenham gostado das imagens, e o post acaba por aqui.

-
NOTA: Se você tiver alguma cópia original de um GTA que não foi mostrado aqui e quiser tirar algumas fotos, podemos colocá-las aqui, em prol de completar a postagem. Agradeço!

21 comentários:

Felipe "Frango" disse...

legal a coleção! acho que os GTA1, 2 e London valem a pena ter na coleção, caso vc ache barato, um amigo meu tinha na época e lembro de ser muito legal a caixinha, os manuais e os mapas.

T@$$I0 disse...

que merda eu tinha GTA III original, emprestei pro meu pai e sumiu u.u

MJuliano119 disse...

Se tivesse os 2Ds ficaria perfeito!

TK | RatsKing disse...

Muito bom, gostei muito, os meus GTA's são todos originais, embora não ter tantos como ví nesse post fantástico.
Fica aí um link de detonados de GTA, ainda não está completo
www.youtube.com/RatsKingGTA

Denderotto disse...

Se você tivesse o GTA Advance original ai sim eu me surpreenderia!
kkkkkk... brinks XD

Eu só tenho:
GTA III (Ps2)
GTA VC (Ps2)
GTA SA (PS2/PC)
GTA LCS (PS2)
GTA VCS (PS2)

PS: Tudo pirata :/

Mafagafo disse...

gta san andreas foi o primeiro jogo de que eu aprendi a jogar
agora eu já finalizei varios
piratas tanbem

Hidok disse...

O GTA3 pra PS2 original não é tão difícil de se encontrar, na minha opinião é um dos mais fáceis.
DICA: Procure numa loja tipo a livraria cultura, livraria cultura, saraiva.. ou então para comprar pelo site dessas lojas (caso você não more perto de nenhuma dessas)mas na maior parte do tempo esta esgotado nos sites de venda online, e caso vc encontre para comprar online, não desanime se o frete for uns 10 reais, se você colocar mais itens de seu interesse no carrinho o frete fica uns 3 reais por produto(depende do volume ocupado). Espero ter ajudado.

Hidok disse...

Eu tenho o GTAIV original pra PC, numa edição limitada com uma luva que abre e tem umas imagens. Se quiser te mando umas fotos, é só dizer pra onde eu mando as fotos

Júlio Cézar disse...

Bacana demais Rafael

Rafael Vilela disse...

Gugoo:

Pode postar, seria interessante complementar o post com uma edição de colecionador. Posta nesse tópico no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=142602&tid=5203156895456574493
-
Agradeço a todos pelos comentários. É uma coleção pequena ainda, de uma certa forma, mas estou contente pelos elogios dados aos jogos. Muito obrigado mesmo! :D

Hidok disse...

Rafael Vilela:

Cara, seria melhor você me passar um endereço de e-mail para mim, porque eu não tenho uma conta no orkut.

Rafael Vilela disse...

Vish...

Faz upload das imagens e pode postar aqui que não tem problema. Eu abro elas e ponho no post (dando créditos, claro).

David Duraes disse...

muito legal Rafael, eu sou que nem vc tb, tenho todos os gtas, so falta o cinco pra coleçao he he xD.

Eduardo [FH] disse...

Muito foda mano,mas não tenho grana pra bancar isso tudo.

Sou fã da serie Grand Theft Auto,é a minha preferida nos videogames.

No fundo o que importa é ser fã do jogo mesmo.

Anônimo disse...

PQ NO GTA III NÃO TEM MOTO ME FALA POR FAVOR?EU VI QUE VC ESCREVEU O MOTIVO DE NÃO TER

llo disse...

Único GTA original que eu tenho é o VC pra PS2. Comprei na Americanas, por míseros R$80.

Julius_Blaze disse...

tenho GTA IV the completed edition com dois CDS o primeiro é GTA IV e o outro são os pacotes de expanção TLAD e TBOGT com um mapa e um guia de Liberty City ganhei de aniversário 9 dias atras.

Adiministrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adiministrador disse...

Amigo, encontrei aqui alguns links para comprar o GTA III para PC que você citou no Post. Amazon: http://www.amazon.com/Grand-Theft-Auto-III-PC/dp/B000WYLZ12/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1357413413&sr=8-4&keywords=GTA+III
Outros - Novo: http://www.amazon.com/gp/offer-listing/B000WYLZ12/ref=sr_1_4_olp?ie=UTF8&qid=1357413413&sr=8-4&keywords=GTA+III&condition=new
Outros - Usado:
http://www.amazon.com/gp/offer-listing/B000WYLZ12/ref=sr_1_4_olp?ie=UTF8&qid=1357413413&sr=8-4&keywords=GTA+III&condition=used Espero ter ajudado.

Juzé disse...

Muito foda essa sua coleção hein, eu teria uma igual, se possível ainda maior, pena que sou pobre :/, o dinhero que consegui ultimamente só deu pra compra o pc e agora to jogando o IV e o EFLC piratões, hehehe

Unknown disse...

EU TENHO:
2 GTA IV PS2
6 GTA RIO DE JANEIRO
3 GTA SAN ANDREAS
1 GTA ARMAGEDOM
1 GTA 3
2 GTA TROPA DE ELITE
3 GTA VICE CITY STORIES
1 GTA CIDADE DE DEUS
1 GTA VICE CITY
1 GTA BRASIL
1 GTA SÃO PAULO
TUDO DE PS2 E PIRATA KKK