sábado, 11 de fevereiro de 2012

GTA V para Wii U - 4 motivos para ser lançado

Pois é, meus amigos. Grand Theft Auto V é, sem dúvida, um dos jogos mais esperados de 2012. Isso deverá abafar um pouco a quantidade absurda de Shooters genéricos que foram lançados atualmente. Mas se por um lado ele é o centro das atenções em termos de Software, quem está no lado Hardware é a Nintendo, que está se preparando para dividir os lados da Microsoft a da Sony com o Wii U.

Com o suposto poderio gráfico que esse console terá, algumas empresas já imaginam lançamentos que antes eram inviáveis no Wii por tirar da qualidade do título original para ser adaptado a ele. Mas, e quanto à Rockstar?


Se ele será lançado para Wii U ou não, só eles poderão responder. Mas nesta postagem eu mostrarei, com 4 motivos, que o título para o novo console da Nintendo é uma grande aposta.
-
• Uma chance à Big N:
-
Com excessão dos portáteis, nenhum jogo da franquia GTA foi parar em um console da Nintendo. GTA3 deveria ter sido portado para o Gamecube após o seu lançamento inicial para o PS2, mas foi cancelado.

No entanto, sabemos que nenhum desenvolvedor gostou muito dos Mini-CDs. Mas agora que estão tendo um console realmente novo e atualizado, por que não? Como todos os jogos geralmente eram "limitados" ao PS3/Xbox 360/PC, chegou a vez do Wii U entrar e fazer parte dessa turma, nada de ficar de fora. Ainda mais que o sucesso que a franquia GTA faz praticamente ofusca outros títulos (prevejo jogadores de Call of Duty encalhando o jogo...).
-
• Jogabilidade diferenciada:
-
Se você já jogou um título da franquia em mais de uma plataforma, pôde notar que há diferenças significativas na jogabiliade, bem como o desempenho em cada sistema. O PS2 não suportava GTA San Andreas, sendo pesado e usando "trails" e um blur alaranjado para conseguir bom processamento, e tinha um modo de 2 jogadores (assim como o Xbox). A versão de PC tem suporte ao mouse e teclado, o que deixa a jogabilidade leve (sem várias ações para 1 só botão) e com uma mira mais eficiente para atirar.

Agora, imagine o controle semi-tablet do Wii U rodando GTA V. Nada de setinhas, nada de conteúdo limitado porque os controles não "cabem" direito ali. Algo como GTA Chinatown Wars, onde você interage com o toque, ou trocar uma rádio, ou mesmo o sistema dos veículos policiais como em GTA IV. Belo pulo na jogabilidade.


Por que apenas apertar botões e mover um analógico? A tela do controle do Wii-U permite várias possibilidades de interação, o que torna aquelas "setinhas de direção" para fazer uma coisa muito mais dinâmicas.
-
• Jimmy Hopkins, um garoto prodígio:
-
A Rockstar não ignorou o Wii. Ela também não negou o gênero de mundo aberto. Lá está Bully: Scolarship Edition, que mesmo com a jogabilidade não entrando muito em harmonia com o Wiimote, estava lá. Ou seja, se a Rockstar quiser realmente lançar tal jogo para tal plataforma, ela pode lançar.


Não foi um fracasso, poucas diferenças (ao meu ver) em relação ao PS2 e ao Xbox 360. Temos um "GTA infantil", agora queremos um de verdade...
-
• BattleField 3 ou GTA V? Oh, espere, não tem BF3 para o Wii:
-
Lançar um jogo para duas plataformas erguidas é um verdadeiro desafio: A luta por hype e avaliações de sites fazem com que o planejamento para lançar o jogo seja muito bem elaborado, para limpar o caminho de tantos jogos "que estão na moda".

Agora, imagine GTA V em direção ao Wii U. Uma boa oportunidade para erguer a franquia naquela plataforma desde o início, dificultando o sucesso de franquias que antes não deram a devida atenção ao console. No entanto, isso é arriscado devido ao futuro incerto do sistema...
-
• Considerações finais:
-
São poucos, mas bons motivos para que a Rockstar pense com carinho sobre um port para o novo console. Claro que nada é assim, mais informações sobre a plataforma da 8ª geração vão chegando e isso determina se é viável ou não lançar o jogo para ele.

Mas há fãs hardcore deste lado. Algumas pessoas têm um Wii e outro console para poder aproveitar os dois estilos de jogo, então por que não unir de uma vez? Esperamos que GTA V seja lançado. Se isso venha a ocorrer, a Nintendo pode estar prestes a tirar um console deste mercado...


... ou esculpir a pedra da própria tumba.

3 comentários:

Matheus S. disse...

Pau no cu da Nintendo.

David Duraes disse...

Nintendo é uma bosta, era legal o super nintendo, só isso

Bruno He disse...

Caras, vcs não podem responder um texto inteiro dizendo "Nintendo sucks" hauehuahe.

Concordo plenamente com cada palavra escrita.