quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Multiplayer do GTA

Bem... GTA IV foi lançado, e uma boa diversão do jogo sem nenhuma dúvida é o Multiplayer. Não há nada tão divertido quanto jogar com outras pessoas, seja para matar uma a outra, seja para correr que nem loucos pelas ruas.

Mas vamos voltar ao tempo de GTA3, onde ainda não havia Multiplayer:


Quando GTA3 foi lançado para PC, várias pessoas que queriam ter o jogo diferente conseguiram alterar o jogo. Começou com uma textura, e acabou passando por veículos, mapas e até o script do jogo.

Depois de um tempo, já se podia modificar tudo em GTA3. Mas havia uma coisa que muitos queriam, mas achavam impossível: Um modo online. Algumas diziam que era possível, mas não poderiam ter iniciativa pois isso exigia um bom conhecimento em informática. Já outros diziam que isso não teria nem em sonho.

Até que um dia, uma pessoa conhecida como IJsVogel descobriu o código dos veículos no jogo, e ele resolveu sincronizá-los com outra pessoa que estivesse jogando, através da Internet. Ele conseguiu, e assim surgiu o primeiro Multiplayer para GTA, d
enominado "GTA3: Alternative Multiplayer", sendo chamado depois de "GTA3: MTA 0.1", surgido em 9 de Fevereiro de 2003:


Quando contaram, ninguém acreditou. Ele então quis provar a todos que era verdade e disponibilizou o programa. Alguns baixaram para ver se ele não estava realmente mentindo, outros não resolveram arriscar pensando que era algum tipo de vírus.

IJs poderia fazer muito mais do que aquilo, mas não poderia fazer isso sozinho. Vários voluntários se ofereceram para ajudá-lo, e foi feita a primeira equipe.
Depois de abrirem um site, mais pessoas foram se interessando no Multiplayer (afinal, aquilo era inimaginável), e fórums sobre o programa foram surgindo e ficando cheios.

Em 11 de Fevereiro, foi lançado MTA 0.2, com vários bugs corrigidos e a nova versão não era mais apenas andar de carro. Surgiam-se os primeiros modos de jogo. A versão 0.3 foi anunciada, e apesar do atraso, veio melhor do que antes. Agora havia uma melhor organização e chat na tela (permitindo conversar com jogadores sem precisar estar no jogo).

A versão 0.3b viria mais evoluída ainda, mas demorou muito para ser lançada, (lançado em 7 de Março):


Diante de tantas atualizações, a Rockstar anuncia GTA Vice City, e as pessoas começavam a pedir um Multiplayer para o GTA que estava prestes a vir. A equipe do MTA se preparava, mas sabia que o código-fonte do jogo poderia estar bem mais complicado.:


Após a chegada do jogo, a equipe do MTA consegue uma parceria com uma outra equipe, podendo deixar o Visual Basic para trás e passar a usar C++, e então criar um MP para o mais novo GTA. E assim, em 18 de Junho, foi lançado MTA: Vice City.

O programa tinha muitos e muitos bugs, e a equipe foi logo se preparando para desenvolver uma versão melhor.
Nisso, ocorreu um problema no site. O site foi hackeado e o Webmaster não fez nada a respeito e alguém da equipe se responsabilizou por criar um sistema melhor. O Webmaster então foi pedir para colocar seu sistema de backup e disse que iria melhorá-lo sempre que possível. A equipe não aecitou o seu pedido, já que quando ela pediu, ele não fez isso.

MTA VC é melhorado, mais pessoas vão se unindo a equipe e mais recursos foram se tornando disponíveis. Em 20 de Setembro, MTA VC 0.2 é lançado, e o número de pessoas a se interessar pelo suporte Online vai crescendo. E aquilo deixou de ser impossível:


Em 26 de Outubro, MTA VC 0.2.2 é lançado, e os criadores de servidores podiam definir vários modos de jogo. Em seguida, MTA VC 0.3 chega, com animações e bug de jogadores flutuantes corrigidos. Em 6 de Janeiro de 2004, foi lançada uma ferramenta que permitia executar scripts mIRC. A partir daí surgiram os modos de RPG.

Em 4 de Fevereiro, a equipe perguntou ao público de que forma queriam que o MTA fosse: Estilo gameplay (cidade inteira), ou poder definir uma ilha para os jogadores ficarem. A segunda opção ganhou.

Em 1 de Março, A Rockstar anuncia GTA: San Andreas. A equipe do MTA já planeja um Multiplayer...


... mas não desiste de GTA3 e Vice City.

Enquanto isso, MTA 0.4 foi lançado em 23 de Julho, com suporte online para GTA3 e Vice City, e agora tinha mudanças climáticas e modo espectador. Surgiu também o "carkill" (matar com o carro), que foi proíbido em vários servidores.

Em 31 de Janeiro de 2005, MTA 0.5 é lançado, com sincronia de barcos e poder usar os carrinhos de controle remoto (RC). A versão só alegrou os jogadores de GTA3, pois não havia nenhuma atualização para Vice City, bem como correção de bugs. Somente em 25 de Fevereiro é que isso foi resolvido, com o MTA 0.5.1.

Em 1 de Julho, é lançado MTA: San Andreas. Ainda tinham coisas a serem resolvidas, e em 8 de Outubro a equipe chega ao topo, produzindo um incrível editor de mapas para criar seus mapas de corrida:


E foi passando o tempo... até GTA IV chegar e trazer um Multiplayer oficial, feito pela própria Rockstar:


Por mais que desprezem o MTA, foi dele que se iniciou o Multiplayer para GTA. Sem a iniciativa de IJsVogel, talvez GTA continuasse no solitário Single Player, até GTA IV...

23 comentários:

THB disse...

Estava na cara q a Roclstar n ia deixar mais um de seus jogos na mão ..
Boua postagem boa historia!!

Abraços

THB disse...

alguem tem pagina de download de gta?????
q esteja todas as partes funcionando(gta sa)


obrigado fuiii

THB disse...

;p

Coscos disse...

Os MTAs antigos eram realmente muito bons, mas o do San Andreas é uma droga, o SA-MP owna ele.
O MTA San Andreas Race ainda dá pra se divertir com aqueles mapas malucos e tals, mas o MTA San Andreas DM é uma bosta :)

Spik disse...

Eae KaE Coscos?Soi jo,que mandouas imagens do "The Lost & Found" :P Maneiro,que história esse aí do MP.Bem que podia haver um jeito de jogar GTA IV MP com GTA pirata e com patch e crack 1.0.3.0

   disse...

Cara, talvez se nao tivessem o SA-MP e o MTA a Rockstar nem fizesse o modo multiplayer do GTA IV...

Júlio Cézar disse...

Ótima postagem Rafael..

Wolfgang disse...

Ótima história, foi legal ir lendo e pensando...Realmente, a iniciativa de uma pessoa mudou todo o rumo de um jogo.

THB disse...

pow ninguem vai me passar uma pagina de download???

Coscos disse...

Spik, tem sim, o meu é pirata e eu jogo no MP :D

Claude Speed disse...

detalhe, gta lcs e vcs de psp tem suporte a multiplayer via wi fi...

Spik disse...

Então por que eu não consigo jogar GTA IV MP :(?

Anônimo disse...

Excelente Postagem!!!

João Henrique disse...

ótima postagem ein Rafael?
parabens cara...

Caio_Cartaxo disse...

galera ca para nos!

acho que o gta mp do 4 naum dependeu do mta!

pq o gta 2 tinha!!

Maurício disse...

concordo com o Caio, os GTAs antigos tinham multiplayer...

Spik disse...

Euq ero jogar GTA 4 MPcom patch e crack e tals1.0.3.0 :( Comofas?

Caio_Cartaxo disse...

eu que naum sei!

eu ia por aki a de 512mb (placa de video)

mais aki naum eh pci eh avg!

ai naum deu!

agora soh otra
kkk

Nizzio disse...

realmente... o primeiro programa de gta multiplayer que eu baixei foi bastante diferente do primeiro da maioria... o meu foi o MTA mesmo enquanto a maioria foi o SA-MP

acredito muito do MTA, e não acho nenhum dos 2 pior... depois que SAMP tem MUITO xiter... no MTA é bem difícil encontrar um! e ainda tem uma coisa: o SAMP acabou! não existe mais samp... na verdade fomos nós que demos um jeito de poder continuar o sa:mp, mas acabou! o próprio criador do SAMP disse que não dará mais apoio ao SAMP...

agora, o MTA mesmo depois de todo esse tempo, foi crescendo, continua com bastante erros, mas admito, MTA pode - e deve - crescer muito mais!

eu acho que o criador do SAMP foi MUITO fraco em deixa-lo por causa de uma briguinha em um forum... enquanto IJ não deixou o MTA morrer de jeito nenhum e fez ele ficar em pé independente da situação.

graças ao IJ hoje temos o MTA, que se não fosse por ele, como você disse, estariamos no single player, caso não tivesse vindo outra pessoa fazer, mas que talves demorasse MUITO MAIS que com o IJ!

viva o IJsVogel!

Unknown disse...

Os antigos tinha Multiplayer, aliás foi graças ao código multiplayer deixado no GTA3 que o MTA foi possível.

matheus disse...

olhem na imagem do mta 0.3...no chat ta falando:

TermNL:Oi
IJsVogel:ei,esse eh o meu servidor,cai fora.
TermNL:Nao,vai se fuder.
IJsVogel:ei cara se liga,sou o criador do mta
TermNL:Eh assim que eu soou cara!eh assim,somos so nois dois,nao tem mais ninguem nessa merda



bem...essa eh a minha tradução do diálogo...link:http://1.bp.blogspot.com/_hhyU6wZCanI/SgHQ05jWbBI/AAAAAAAACVU/DnseVJ53kRg/s1600-h/-1.jpg

man disse...

visitem meu blogger:
goticodowlods.blogspot.com
la vocês encontrarão meus mods e convenções total:
como o (GTA junp stunt map, GTA 2016)
,ETC.
espero que gostem, e claro estou precisando de parceiros para postar mods, no blogger, etc
se você quiser entre em contato pelo email:
hotmania@bol.com.br
obrigado!

roney disse...

alquem sabe onde achar mta prara gta 3 0.5 para baixar






visite meu blog de gta 3
www.grandtheftauto3brasil.blogspot.com