terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tipos de Carroceria

A carroceria é a estrutura que envolve o veículo e que define a sua aparência. De modo geral, é constituída pela área reservada ao motor, área interna para os passageiros e porta-malas. O termo vem da época das carruagens fechadas. No surgimento dos primeiros carros, o usuário comprava apenas o chassi e o motor, exatamente como acontece com os ônibus atualmente. Cabia ao dono procurar uma empresa para encarroçar o automóvel.



Hoje em dia temos dois tipos de plataformas para os carros. Algumas ainda são montadas sobre o chassi e, as mais modernas, fazem parte da estrutura do carro. Esse último é um conceito de construção conhecido como monobloco, que se tornou o modelo adotado pela maioria dos veículos atuais.

Abaixo a explicação de cada tipo de carroceria e como exemplo os veiculos do GTA San Andreas como ilustração:

Hatchback (hatch)

Tem como característica principal dois volumes bem diferentes: habitáculo dos passageiros e o motor. O termo em inglês remete à idéia de uma ampla janela (escotilha) que se abre e dá acesso ao porta-malas e interior do veículo. Visualmente chamam atenção pelo desenho da traseira, que termina em uma única linha. Somando-se a porta do bagageiro, podem ser encontrados em versões de três ou cinco portas. Geralmente é o modelo de entrada das marcas. Bons exemplos são: Volkswagen Gol, Chevrolet Celta, Ford Ka, Peugeot 206 e Fiat Palio.


Fastback

É parecido com o hatchback, mas conta com a parte traseira mais longa. O teto segue abaixando até o porta-malas no desenho moderadamente encurvado. A porta traseira dá acesso ao interior. O fastback mais popular é o Ford Mustang. Outros exemplos são o Chevrolet Kadett, Ford Escort, Opala e Maverick.


Notchback

É um carro muito parecido com o fastback, porém, o porta-malas é menor a ponto de não formar um volume independente como nos sedãs. Exemplos: Chevrolet Astra, Fiat Stilo, Citroen Xsara e Renault Laguna.


Sedã (sedan)

Possui três volumes, de duas ou quatro portas. É um tipo comum, cujo formato a maioria das pessoas distingue facilmente. É composto pelo motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas, sendo cada área bem definida. A linha que define a dianteira é semelhante ou igual à traseira. O compartimento traseiro é externo ao habitáculo e sua tampa não inclui o vidro traseiro. Alguns dos exemplos são: Toyota Corolla, Honda Civic, Ford Fusion, Volkswagen Jetta, Fiat Siena e Chevrolet Vectra.


Cupê (coupé)

É uma das versões que possui o maior número de interpretações. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), o que define um cupê é o carro de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 litros) de espaço interno. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com o teto baixo e coluna traseira inclinada. Bons exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé.


Conversível

De uma forma geral, é todo carro com capota de lona ou rígida escamoteável. São os modelos com pára-brisa fixo e capota dobradiça que, quando fechada, deixa o carro com as linhas de um cupê. Ou seja, "convertido" em sua versão tradicional. Bom exemplo é o Peugeot 308 CC.


Cabriolet



É apontado pela indústria automobilística como a versão que designa vários tipos de conversíveis, mas é mais aplicado a veículos derivados de cupês, com dois ou quatro lugares e com santantonio, seja rígido ou de levantamento automático. Exemplo: Mercedes CLK Cabrio.


Targa



É o conversível com teto rígido – metálico. Geralmente é uma área quadrada removível logo acima dos ocupantes. É uma terminologia empregada inicialmente pela Porsche. Praticamente não se modifica as linhas gerais do carro. Os exemplos mais conhecidos são o Porsche 911 Targa, o Miura Targa e o Pontiac TransAm Targa.


Roadster

É um carro projetado para uso rotineiro nas estradas. Possui assento para apenas duas pessoas, que ficam recuadas até a altura do eixo traseiro. A dianteira é bem pronunciada e a predominância é puramente esportiva. Conta com dois lugares e santantonio. Os exemplos clássicos nos dias de hoje são o Audi TT Roadster e o BMW Z4.

Spyder

É uma das versões preferidas pelas marcas italianas. São conversíveis, parecidos com roadsters, mas que levam mais dois passageiros. Exemplo: Maserati Spyder e Alfa Romeo Spider.


Perua (station wagon)

Também chamada por break ou caminhoneta, é derivada dos hatchbacks, sedãs, fastbacks ou até mesmo cupês. Podem ter três ou cinco portas. É conhecida como carro família e basicamente tem o habitáculo dos passageiros estendido até o porta-malas. A tampa da mala envolve a janela traseira e a capacidade de bagagem é muito maior. Os modelos no mercado possuem diversas denominações: Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati, Audi Avant, Xsara Break, BMW Touring, etc.

Minivan

é conhecida como veículo monovolume, pois o compartimento do motor, a cabine e o porta-malas formam um único volume. No exterior, é chamada de MPV (Multi Purpose Vehicle). É um carro versátil, que está situado entre as peruas e as vans. Contudo, as minivans não costumam ser maiores que as peruas, uma vez que compartilham a mesma plataforma. Dentre as características básicas estão a posição de dirigir mais alta e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos. Exemplos: Renault Scénic, Chevrolet Zafira, Mercedes Classe A e Citroën Picasso.


Van

É projetada para carregar o maior número possível de pessoas. Varia em tamanho e forma, mas geralmente conta com carrocerias que priorizam o aproveitamento do espaço em detrimento do estilo. Tem teto alto e amplo espaço interno. Melhores exemplos: Kia Besta, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Volkswagen Kombi, pioneira nesse segmento.


Furgão

É parecido com a van, mas com foco no transporte de carga. Normalmente tem o habitáculo separado da carga. O exemplo mais popular é o Fiat Fiorino. Outros são: Fiat Doblò, Peugeot Boxer, Fiat Ducato.


Utilitário esportivo (SUV - Sport Utility Vehicle)

É uma espécie de perua derivada de uma picape. Apesar de, atualmente, todos os carros 4x4 com características esportivas serem enquadrados nesse segmento, ele engloba carros grandes, sofisticados, de aparência robusta e, muitas vezes, com preço de venda elevado. Possue bom desempenho fora-de-estrada, motor potente e diversos itens de luxo. Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Jeep Cherokee, Nissan Pathfinder e Pajero Full são exemplos conhecidos.


Jipe

É um veículo dotado de tração nas quatro rodas com desenvoltura para enfrentar terrenos ruins e acidentados. Inicialmente destinado ao uso militar e fabricado pela marca Willys, o carro ficou conhecido como General Purpose Vehicle – veículo para uso geral, ou GP - "gee-pee" (soletrando em inglês). Dessa expressão é que surgiu o Jeep, aportuguesado para jipe. Exemplos: Troller T4, Jeep Wrangler, Toyota Bandeirantes e Land Rover 110.


Crossover

É basicamente o termo a se aplicar a qualquer carro urbano com características, sejam funcionais ou decorativas, de veículos off-road. Porém, é um modelo que está se tornando comum no mercado brasileiro, porém, com outro conceito. Originalmente, era para ser um veículo com carroceria enquadrada entre o utilitário esportivo e a perua, como por exemplo, o Subaru Outback, o Mitsubishi AirTrek e o Nissan Murano. Porém, o termo passou a designar carros com pequenas modificações, digamos assim, com certo ar aventureiro. Bons exemplos são a Palio Adventure e o Volkswagen Crossfox.


Picape (caminhonete)

é um veículo de transporte de carga em compartimento aberto. O termo é derivado da palavra inglesa "pick-up" – carregar em português. As picapes são basicamente compostas por uma cabine com dois lugares (ou cabine duplas, para cinco pessoas) e uma grande caçamba para cargas. Exemplos: Ford F250, Ford Courier, Fiat Strada e Chevrolet Montana.


Limousine

É um carro longo, de alto luxo e freqüentemente dirigido por um chofer (motorista). Conta com espaço para, no mínimo, seis pessoas em um habitáculo diferente do motorista. No interior, tem diversos itens de conforto, entre os quais não pode faltar o frigobar.


Este artigo foi publicado a algumas semanass atrás no G1. Clique aqui para ver o artigo original.

4 comentários:

Nelliton disse...

Question, e seus posts enormes!

a materia eh boa pakas!!! eu gosto mto de carro Fastback, Sedan, Conversivel e Cabriolet!

BADBOY_PristoN disse...

Otimo post Question, valeu muito apena o tempo que passei lendo (:

Júlio Cézar disse...

Muito bom...

Caio Fabiano disse...

legal :D